Histórico


Votação
 Dê uma nota para meu blog


Outros sites
 Com ou Sem Glúten?
 GACC
 Corredor Ecológico
 Orgânicos da Mantiqueira
 Inverno Orgânico
 Greenpeace
 Eu grido!
 Instituto Ecotece
 Real Climate
 Dra. Jill Bolte Taylor
 YouTube
 IDEC - Parceiro do Consumidor
 Mamografia Gratuita
 MetaReciclagem
 Coletivo Lixo Eletrônico
 Fundação SOS Mata Atlântica
 Desbagunçando


 
Sustentável Mente


Tadinho do polvo

 Mais um vídeo da campanha "Os animais salvam o planeta"...

Este enfoca o problema das sacolinhas plásticas que vão parar no mar...

 

"Pense para onde vai o nosso lixo."

"Ajude os animais a salvar nosso planeta, use produtos biodegradáveis"

(Tradução livre da narração)



Escrito por Daniela às 18h34
[] [envie esta mensagem] [ ]



World Community Grid!

 Já faz tempo que quero postar sobre este assunto novamente, pois acredito muito neste programa. Considero esta uma forma muito interessante de colaborar com a ciência e mudar o mundo sem sair de casa...

 Para refrescar a memória: "(...) o pessoal da IBM criou, em 2004, uma rede pública computacional para processar dados de projetos de pesquisa que beneficiem a humanidade... Tenho a alegria de apresentar a World Community Grid - Comunidade Mundial Grid, formada por voluntários que doam o tempo ocioso dos seus computadores para o processamento de dados de pesquisas científicas. (...)" – trecho do post "Fazendo Ciência" de 09/06/09.

 Então, hoje trago uma novidade: um podcast enviado por um amigo que não só trabalha na IBM, como também é fã de carteirinha do Grid, tem o programa instalado em todas as suas máquinas e nas de seus funcionários!

 O podcast é uma gravação de áudio usada na web, parece um programa de rádio (estou pensando em utilizar mais esta ferramenta aqui no blog... O que você acha?!)... Este específico, é institucional da empresa e, embora eu evite fazer propagandas por aqui, achei que valia a pena disponibilizá-lo para esclarecer mais sobre o Grid.

 Eu aderi ao programa e já "grido" há mais de um mês... A instalação foi rápida e fácil. Não senti nenhuma diferença de velocidade e cada vez que o computador fica ocioso, tenho a certeza de estar colaborando com algo importante! É muito gratificante!

 Se você ainda tem dúvidas sobre segurança e rendimento da sua máquina com o Grid instalado, ouça o podcast e envie seu comentário para o blog, o Fábio Bustamante do site Eu Grido! continua a disposição para maiores esclarecimentos. Ele já ajudou com as dúvidas da Siomara... Acesse a caixa de comentários do post de 09/06 e leia a explicação do Fábio para saber mais.

 E parabéns aos amigos que já instalaram o Grid!!!

 Link para o podcast:

 http://www-03.ibm.com/e-business/br/innovation/cases/worldcommunit_funciona.shtml 

(nesta página você encontra o podcast, entre outras informações).

 Bom fim de semana a todos!



Escrito por Daniela às 11h55
[] [envie esta mensagem] [ ]



As vilãs plásticas

 Sempre que penso em sustentabilidade, lixo, consumo, impacto, conscientização e etc, o uso indiscriminado das sacolinhas plásticas me vem à mente...

 Elas estão no centro de muitas discussões sobre o meio ambiente e as sacolas retornáveis se tornaram o símbolo do consumidor consciente e responsável, não é mesmo?

 Aqui no blog as "vilãs plásticas" já foram assunto em pelo menos três posts: "Saco é um saco" – 23/06/09, "Incentivando a mudança!" – 26/05/09 e "Supermercados Verdes" – 07/05/09.

 E hoje a notícia (e a discussão) da vez é a nova lei que proíbe o uso das sacolinhas de plástico, em até três anos, na cidade do Rio de Janeiro.

 Uma decisão importante em favor do meio ambiente, mas será que banir seu uso é a solução? Afinal, o hábito de acondicionar o lixo nas sacolinhas já está enraizado em nós brasileiros...

 O aterro é um destino mais apropriado do que as ruas e bueiros, muito embora, o plástico forme uma camada que não permite a decomposição natural da matéria orgânica, aumentando o tempo de "vida" da casca da banana, por exemplo, em até 80 anos...

 Em vez de proibir o seu uso, talvez fosse melhor substituir as sacolas de plástico comum, pelas biodegradáveis, que levam menos tempo para se decompor, mesmo não sendo a solução ideal. E, além disso, colocar à venda as sacolinhas para o consumidor final, assim ele pode optar se quer ou não comprá-las para utilizar como saquinho de lixo. Na Europa, onde esta prática já é adotada, houve uma redução drástica no consumo deste tipo de embalagem.

 Aqui na região, o município de Caçapava também já adotou, desde o início do mês, uma lei para que todos os estabelecimentos da cidade passem a utilizar as sacolinhas biodegradáveis, em até um ano!

 O debate está aberto! Proibir e pronto ou substituir e educar primeiro? Deixe sua opinião sobre este assunto aqui no blog, assim podemos refletir juntos sobre as melhores alternativas para um mundo melhor!

 Abaixo o vídeo da campanha "Saco é um Saco!" para esquentar a discussão:

 



Escrito por Daniela às 07h50
[] [envie esta mensagem] [ ]



Simply Drop!

Assine o Manifesto Lixo Eletrônico

 Ontem postei um vídeo sobre o MetaReciclagem, pograma que transforma o lixo eletrônico em oportunidades para jovens... Hoje trago uma novidade inglesa: o Simply Drop!

 Algumas ONGs em parceria com os correios britânicos, que preocupados com a quantidade de equipamentos eletrônicos que estão indo parar nos aterros sanitários fundaram o Movimento Simply Drop!

 A idéia é reduzir o lixo eletrônico na Inglaterra incentivando as pessoas a enviarem o eletrônico ultrapassado para instituições que re-aproveitarão o equipamento ou suas peças.

 Funciona assim: você acessa o site, se cadastra e cadastra os aparelhos que serão enviados. Alguns dias depois você recebe em casa envelopes adequados e devidamente selados para acondicionar os celulares, micros, ipods, mp3, cartuchos de tintas... Basta fechar o envelope e devolver aos correios, como já vem devidamente selados, não há nenhum gasto para você.

 Bacana, não é? Facilita e muito a destinação dos e-lixos... Mas não pára por aí e o que já era bom, fica melhor ainda: se o equipamento estiver funcionando, eles pagam por ele!

 E você escolhe se fica com o dinheiro ou doa para uma das cinco instituições de caridade que fazem parte do programa!

 No site www.simplydrop.co.uk (em inglês) tem até os valores a serem pagos por cada modelo de aparelhos. Pelo que vi eles pagam mais de £100,00 por um Nokia N95 que funcione...

 Vale a pena ou não vale?! VALE!!!!

 Ia virar lixo, virou dinheiro!

 



Escrito por Daniela às 09h32
[] [envie esta mensagem] [ ]



MetaReciclagem

Assine o Manifesto Lixo Eletrônico 

 Você sabia que o seu computador velho que pode virar lixo, também pode mudar a vida de alguém?

 Isso mesmo, computadores que iriam para o lixo viram instrumento de aprendizagem para muitos jovens através dos projetos do pessoal da Rede MetaReciclagem que é uma rede auto-organizada que propõe a desconstrução da tecnologia para a transformação social.

 Assista ao vídeo e conheça a proposta de tranformar lixo eletrônico em arte e inclusão digital e social!

 

 Você já assinou o Manifesto do Lixo Eletrônico? Para saber mais leia o post de 17/07...

 Ou acesse www.rede.metareciclagem.org



Escrito por Daniela às 14h29
[] [envie esta mensagem] [ ]



Dia do Amigo!

BONS AMIGOS

Abençoados os que possuem amigos, os que os têm sem pedir.
Porque amigo não se pede, não se compra, nem se vende.
Amigo a gente sente!

Benditos os que sofrem por amigos, os que falam com o olhar.
Porque amigo não se cala, não questiona, nem se rende.
Amigo a gente entende!

Benditos os que guardam amigos, os que entregam o ombro pra chorar.
Porque amigo sofre e chora.
Amigo não tem hora pra consolar!

Benditos sejam os amigos que acreditam na tua verdade ou te apontam a realidade.
Porque amigo é a direção.
Amigo é a base quando falta o chão!

Benditos sejam todos os amigos de raízes, verdadeiros.
Porque amigos são herdeiros da real sagacidade.
Ter amigos é a melhor cumplicidade!

Há pessoas que choram por saber que as rosas têm espinho,
Há outras que sorriem por saber que os espinhos têm rosas!

Machado de Assis

FELIZ DIA DO AMIGO PARA VOCÊ!



Escrito por Daniela às 12h41
[] [envie esta mensagem] [ ]




“Ninguém nasce odiando outra pessoa
pela cor de sua pele,
por sua origem ou por sua religião.
Para odiar, as pessoas precisam aprender...
E se elas aprendem a odiar,
podem ser ensinadas a amar,
pois o amor chega mais naturalmente
ao coração humano do que o seu oposto.
A bondade humana é uma chama que pode ser oculta,
jamais extinta.”

Nelson Mandela – que ontem completou 91 anos de idade e 67 anos de luta pela paz e a liberdade na África do Sul! O dia 18 de julho agora será conhecido como “Dia Internacional de Mandela” ou “Dia da Ação Humanitária”, já que a proposta é que neste dia sejam dedicados 67 minutos para servir à comunidade e mudar o mundo como ele mesmo sempre fez! Saúde e Paz!

 



Escrito por Daniela às 11h06
[] [envie esta mensagem] [ ]




[ página principal ] [ ver mensagens anteriores ]