Histórico


Votação
 Dê uma nota para meu blog


Outros sites
 Com ou Sem Glúten?
 GACC
 Corredor Ecológico
 Orgânicos da Mantiqueira
 Inverno Orgânico
 Greenpeace
 Eu grido!
 Instituto Ecotece
 Real Climate
 Dra. Jill Bolte Taylor
 YouTube
 IDEC - Parceiro do Consumidor
 Mamografia Gratuita
 MetaReciclagem
 Coletivo Lixo Eletrônico
 Fundação SOS Mata Atlântica
 Desbagunçando


 
Sustentável Mente


#214

CEDIR

 Essa notícia é daquelas que valem a pena ser dadas, esparramadas por aí e por que não, copiadas?!

 O CCE - Centro de Computação e Eletrônica da USP, criou o CEDIR - Centro de Descarte e Reuso de Resíduos de Informática.

 Embora algumas empresas já tenham programas parecidos, essa é a primeira instituição pública no Brasil a recolher equipamentos de informática para desmontar, separar as peças por material e fazer um novo uso do material ou doar, caso o equipamento recolhido esteja em condições de uso imediato!

 Por enquanto o centro receberá apenas descarte da comunidade uspiana, mas tem projetos de ampliar a atuação!

 Para mais detalhes, assista ao vídeo de lançamento do CEDIR, no blog da Ladybug Brasil, basta clicar no link http://www.ladybugbrazil.com/2010/02/06/usp-cria-centro-para-reciclar-lixo-eletronico/

Parabéns pela iniciativa!

(Vamos ver o que o uspiano aqui de casa tem a falar do projeto, semana que vem posto a opinião dele.)

Um excelente fim de semana a todos!!!

Links: 

www.usp.br

www.ladybugbrazil.com

www.ecoblogs.com.br



Escrito por Daniela às 12h44
[] [envie esta mensagem] [ ]



#213

____________________________________________________

E a folia das marchinhas começa hoje no SESC de São José dos Campos, com a apresentação da Banda Confrete, a partir da 19:30h, no solário. Entrada Franca.

Fonte: http://www.sescsp.org.br/sesc/programa_new/mostra_detalhe.cfm?programacao_id=167483

____________________________________________________

 

Marchinhas de São Luiz em São José

(Texto do site da FCCR)

Nos dias 06 e 12,  São José dos Campos recebe o Projeto “Carnaval de Marchinhas de São Luiz do Paraitinga”, com os mais famosos grupos, bandas e blocos, que fizeram a cidade ficar conhecida em todo o país, por ter um dos melhores carnavais de rua.  O projeto prevê a apresentação em outras quatro cidades: Taubaté, Pindamonhangaba, Campos do Jordão e Bertioga.

A primeira apresentação acontece neste sábado, dia 06, a partir das 13h, na Ação Juventude, realizada pela Prefeitura de São José dos Campos, no Poliesportivo da Vila Tesouro. O evento contará com os blocos Juca Teles, Barbosa e Maricota, juntamente com as bandas Confrete e Locomotiva Kabereca, além dos bonecos de Juca Teles e Nhá Fabiana, que há anos abrem oficialmente o Carnaval de São Luiz.

No dia 12 (sexta-feira), a partir das 22 horas, será realizada mais uma apresentação, na Avenida Teotônio Vilela (Fundo do Vale) que contará com o grupo Paranga, Banda Lokomotiva, acompanhando os blocos Juca Teles e Barbosa.

A entrada é franca, mas, quem quiser colaborar na recuperação dos instrumentos dos artistas, perdidos com as enchentes que, recentemente assolaram a cidade, podem adquirir os abadás dos grupos por meio do site www.bilheteria.com/carnaval2010. Os preços dos abadás são: R$ 30 e R$ 15 (na entrega de um quilo de alimento não perecível).

Apoio: O “Carnaval de Marchinhas de São Luiz do Paraitinga” conta com o apoio da Prefeitura Municipal de São José dos Campos, Fundação Cultural Cassiano Ricardo e Rede Vanguarda e cidades participantes.

Serviço: Centro Poliesportivo Luiz Antônio Ribeiro de Macedo (Vila Tesouro) - Rua Bento Pinto da Cunha, 381. Avenida Teotônio Vilela (ao lado da Prefeitura).

Programações das outras cidades participantes:

Pindamonhangaba
Dia 13/02 – 17 h – Largo do Quartel - Bloco Juca Teles – Banda Confrete

Campos do Jordão
Dia 14/02 –  19h - Av. Januário Miraglia em Abernéssia – Grupo Paranga – Banda Lokomotiva  com Bloco do Barbosa

Taubaté
Dia 15/02 – 9h – Av. da Alegria do Povo –Tradicional café da manhã com o Bloco Juca Teles – Banda Confrete acompanha Bloco da Maricota – Grupo Paranga e Bloco Maria Gasolina.

Bertioga
Dia 16 – 19h30 – Avenida Enseada.

 

Assessoria de Comunicação

Fundação Cultural Cassiano Ricardo

(12) 3924-7304 / 7328 / 7307

Fonte: http://www.fccr.org.br/index.php?option=com_content&view=article&id=455­­­­­­­­­­­­­­

 



Escrito por Daniela às 16h29
[] [envie esta mensagem] [ ]



#212

Em busca de eletrônicos mais verdes

(Texto do site Idéia Sócioambiental)

Ranking qualifica empresas do varejo de eletrônicos do ponto de vista de seu impacto sobre o meio ambiente

Por Ana Carolina Addario

Em agosto de 2006, o Greenpeace deu seu primeiro passo para estabelecer um ranking das 14 empresas produtoras do varejo de eletrônicos mais preocupadas com seus impactos sobre o meio ambiente. As avaliações percorriam acerca da eliminação de determinados produtos químicos perigosos e da preocupação em assumir responsabilidade pelos produtos ao longo de todo seu ciclo de vida, através de programas de devolução, reciclagem, entre outros esforços.

 

Quase quarto anos depois de seu lançamento e de carona com o International Consumer Electronics Show em Las Vegas (um dos maiores eventos mundiais do setor), o Greenpeace anuncia a 14ª edição de seu Guide to Greener Electronics (Guia de Eletrônicos mais Verdes). Sua missão: avaliar e qualificar empresas do varejo de eletrônicos do ponto de vista de seu impacto sobre o meio ambiente.

 

De acordo com o ranking, Apple, Nokia e Sony Ericsson foram os principais destaques do guia, como as empresas que mais obtiveram avanços em termos de produção mais livre de substâncias tóxicas, se comparados aos números da edição anterior do guia.

 

A Nokia lidera o ranking com 7,3 pontos, seguida de perto pela Sony Ericsson, a única empresa a marcar pontos em todos os critérios relacionados a eliminação de substâncias tóxicas. Em terceiro lugar vem a Toshiba, mas com riscos de perder pontos caso não cumpra seu compromisso de lançar até abril deste ano novos modelos para toda a sua linha de eletrônicos livres do uso de BFR (retardadores de chama bromados) e PVC (plástico polivinílico).

 

A quarta colocação ficou com a Philips, e com um incrível crescimento desde a última edição, a Apple passou da nona para a quinta posição. O fim da lista ficou para a fabricante de videogames Nintendo, que permanece estagnada na última colocação do ranking com menos de 2 pontos." 

 

 

 

Fonte: http://www.ideiasocioambiental.com.br/nota.php?id=291

 Que tal checar esta lista antes de comprar seu próximo equipamento eletrônico?

 Sempre que você escolhe comprar produtos de empresas que, efetivamente, promovem a sustentabilidade, está preciclando e contribuindo para um mundo melhor hoje e no futuro!

"Preciclar é quando o consumidor, no ato da compra, dá preferência a produtos que geram menos resíduos, que sejam orgânicos, biodegradáveis ou recicláveis, enfim cujo impacto ambiental seja reduzido." – Post "Preci o quê?????", de 12/05/09.

 Link: http://sustentavelmente.zip.net/arch2009-05-10_2009-05-16.html 



Escrito por Daniela às 09h45
[] [envie esta mensagem] [ ]



#211

Salvando 60 árvores por ano!

Você já imaginou usar um rolo de papel higiênico produzido na própria empresa onde trabalha? Com os papéis que você acabou de triturar?

Pois é isso o que faz a "White Goat", máquina da empresa japonesa Oriental, que através de um processo é rápido e simples, transforma o papel de escritório (folhas A4) em papel higiênico!

 Funciona assim: a máquina tritura o papel usado, em seguida o mistura com água, 30 minutos depois o rolo de papel higiênico está pronto!

Para cada rolo de PH são necessárias 40 folhas A4. A empresa estima que este processo evita a derrubada de 60 árvores por ano!

O lançamento da máquina deve acontecer no 2° semestre de 2010. 

 

Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/folha/videocasts/ult10038u688429.shtml 



Escrito por Daniela às 14h58
[] [envie esta mensagem] [ ]



#210

Por que será que as escolas ainda pedem copos plásticos na lista de material escolar?*

 Li esta pergunta bem cedinho hoje e resolvi responder blogando...

 Em primeiro lugar, acho que os dirigentes e professores cabularam a aula de educação ambiental!!!

 Em segundo lugar, pelo jeito está faltando um compromisso entre o discurso sustentável das escolas e suas práticas. Já que a ecologia está presente em muitos curriculos escolares e em diversas disciplinas, pois é um assunto que rende horas de aulas, gera debates acalorados entre os alunos, os pais ficam satisfeitos com o conteúdo... Enfim, se dá "ibope" para as empresas, porque não daria para as escolas?

 É uma pena (para não dizer vergonha!) que nossas crianças ainda recebam, da escola, a mensagem de que a praticidade deve levar vantagem sobre a sustentabilidade!

 Eu mesma já tive a desagradável experiência de receber como resposta da escola em que eu trabalhava, que ela adotava os copos descartáveis, em vez dos reutilizáveis, porque não havia nem tempo, nem mão-de-obra para lavar os copos diariamente e as crianças não fariam bem feito.

 O máximo que eu consegui foi convencer as professoras (algumas!) a pedir que as crianças utilizassem o mesmo copo ao longo do dia, anotando o nome de cada aluno no copo... Já com relação ao cafézinho na sala dos professores, pouquíssimos tinham sua própria caneca...

 Veja esses números do consumo no Brasil:

"O  consumo  anual  de plástico no Brasil gira em torno de 10 kg per capita, número  relativamente  pequeno, se comparado aos 53 kg no Japão e aos 72 kg per  capita nos Estados Unidos. Quando não é reciclado, um copo descartável demora  de  200  a  450  anos  para  se decompor no meio ambiente. Dados do Compromisso  Empresarial  para Reciclagem (Cempre) apontam que apenas cerca de 16,5% dos plásticos em geral consumidos no Brasil são reciclados, índice baixo,  se  comparado  aos mais de 90% de latinhas de alumínio destinadas à reciclagem.

 Fonte: http://www.portaldomeioambiente.org.br/ecoreleases/1741-cenibra-comemora-dia-da-arvore.html

 

 Se você tem curiosidade de saber de quanto seria a economia feita por uma empresa (ou escola) ao trocar os copos descartáveis por canecas reutilizáveis, acesse o link abaixo, insira os dados e veja o resultado da simulação.

http://www.caneca.com.br/ecologic.php

 Portanto, papais e mamães, ao escolher a escola para o seu filho exija que esta, não só ofereça um programa de Educação Ambiental, como também que pratique o que ensina!!!


 

*A pergunta foi feita através do Twitter por @redeecoblogs.


 

www.portaldomeioambiente.org.br

www.caneca.com.br

www.twitter.com.br/sustentavelgirl

www.twitter.com.br/redeecoblogs

www.redeecoblogs.com.br



Escrito por Daniela às 17h04
[] [envie esta mensagem] [ ]



#209

Ajude São Luiz do Paraitinga!

 A trágedia em São Luiz do Paraitinga completa hoje 01 mês e a população da cidade ainda precisa de ajuda!

 Confira a lista de postos de arrecadação de doações clicando no link abaixo: http://ajudeslp.blogspot.com/2010/01/lista-atualizada-dos-postos-de-doacao.html.

 O link é do blog Ajude São Luiz do Paraitinga que traz informações atualizadas sobre a situação da cidade, dos donativos e também sobre os eventos pró São Luiz do Paraitinga.

 Por falar em eventos pró SLP, no dia 06 de fevereiro, a cidade de São José dos Campos receberá a visita dos tradicionais bonecões do carnaval luisense, Juca Teles, Brabora e Maricota!

 O Ação Juventude, que acontecerá no Poliesportivo da Vila Tesouro, será o palco para as apresentações das marchinhas com os músicos de São Luiz! Mais informações em:

http://www.vnews.com.br/noticia.php?id=64844&/?utm_source=google&utm_medium=medium&utm_campaign=VNews_C_Texto

 Se preferir, assista a um vídeo sobre a situação da cidade hoje, clicando no link do vnews:  http://www.vnews.com.br/video.php?id=4685


 

http://ajudeslp.blogspot.com

http://vnews.com.br

http://www.saoluizdoparaitinga.sp.gov.br/index.html

 

 



Escrito por Daniela às 15h22
[] [envie esta mensagem] [ ]




[ página principal ] [ ver mensagens anteriores ]