Histórico


Votação
 Dê uma nota para meu blog


Outros sites
 Com ou Sem Glúten?
 GACC
 Corredor Ecológico
 Orgânicos da Mantiqueira
 Inverno Orgânico
 Greenpeace
 Eu grido!
 Instituto Ecotece
 Real Climate
 Dra. Jill Bolte Taylor
 YouTube
 IDEC - Parceiro do Consumidor
 Mamografia Gratuita
 MetaReciclagem
 Coletivo Lixo Eletrônico
 Fundação SOS Mata Atlântica
 Desbagunçando


 
Sustentável Mente


#252

HORA DO PLANETA – Parte II

 Como foi apagar as luzes de casa no último sábado e ficar uma hora no escuro?

 Como já disse, eu não pude participar, mas prometi publicar aqui as fotos daqueles que participaram e registraram. Apenas uma pessoa registrou e enviou foto. A acessoria de Imprensa do CenterVale Shopping também enviou fotos. A maior adesão foi das instituições e prédios públicos ao redor do mundo. Talvez, porque as pessoas ainda não compreendam o impacto que suas pequenas ações podem causar.

 Lembra-se do slogan da ONG inglesa "We are what we do"? Eles acreditam que:

PEQUENAS AÇÕES x MUITAS PESSOAS = GRANDES MUDANÇAS

 Eu também acredito nesta conta e por isso apoio campanhas como a HORA DO PLANETA, simples, acessível, democrática e pacífica que repercutiu na imprensa do mundo todo. Agora vamos ao resultado da campanha aqui no blog: fotos e depoimentos recebi da Elza (minha mãe, p/ quem não sabe). Depoimento: da Rosinha. Só fotos: do CenterVale Shopping. Alunos da escola que aderiram: alguns (eu sabia que a crinçada apoiaria a causa!). Pessoas que participaram e preferiram não se manifestar: (penso que) várias!

A HORA DO PLANETA da Elza:

 

"Uma hora sem luzes acesas. Estava em um hotel no litoral norte. Ás 20:30h, apaguei as luzes do apto e me sentei na sacada. Muito movimento de veículos e de pedestres. Todas as luzes acesas lá fora, mas não desisti de fazer a minha contribuição, por menor que fosse. Ainda temos um longo caminho a percorrer para que a consciência ambiental seja mais ampla. O caminho é longo,mas o tempo já está muito curto. O importante é não desistir! Tirei foto do interior do apto, mas a máquina fotográfica não registrou a escuridão! Aí está uma foto da cidade vista da sacada do terceiro andar. Abraços! Elza"

 

A HORA DO PLANETA da Rosinha:

 

"Os alunos adoraram as nossas conversas sobre a Hora do Planeta, e ficaram super animados. Entregamos o texto para os pais enrolado em uma vela amarrado com fetilho. Ficou bem legal!! O retorno hj na roda de conversa com os alunos foi interessante, foram bem sinceros, alguns participaram seriamente, outros contribuiram com alguns minutos e a maioria não soube responder... O mural com as fotos não será possivel fazer, adaptaremos a idéia e o construiremos com recortes de jornais e revistas. Somente dois alunos trouxeram foto da sua ação. Valeu a intenção, pelos alunos seria um grande sucesso pois estavam realmente animados, mas faltou o incentivo dos pais. Ah!! Eu participei, apaguei as luzes somente, a TV não teve jeito por causa do Ricardo...rsrsrs Pela janela percebi que ninguém mais participou. Rosinha"

A Rosinha também me contou que ao todo 23% dos alunos da escola participaram, alguns apagaram só as luzes do quarto e ficaram lá por um tempo, como era horário do jornal e da novela, os pais preferiram ficar na sala e não participar. Já outros, foram até a casa da vizinha para explicar sobre a HORA DO PLANETA e convidá-la a participar. E uma das famílias fez um sarau, se reunindo à luz de velas, ao som do violão do pai, saboreando os quitutes preparados pela mãe. Essa aluna disse que se emocionou ao ascender as velas! (Ouvir isso me emocionou também!).

A HORA DO PLANETA no CenterVale Shopping:

     

 Fotos cedidas gentilmente por Renata Vanzeli, Assessoria de Imprensa do CenterVale Shopping. Site: www.centervaleshopping.com.br

 PARABÉNS a quem aderiu ao movimento! Se este ano não foi possível participar, tudo bem, ano que vem tem mais! E obrigada aos que compartilharam sua experiência aqui no blog!

(Recado para os amigos: por favor, não marquem casamento para o último sábado do mês de março de 2011! Não poderei comparecer, pois EU JÁ TENHO COMPROMISSO!!! A não ser que vocês queiram participar da HORA DO PLANETA durante a cerimônia...)

 Os textos abaixo são relatos e reflexões de dois blogueiros que apagaram as luzes em prol do planeta:

 - Post da Xis Xis, Rede Ecoblogs http://migre.me/t0x9

 - Post de Thiago Carrapatoso, blog Paisagem Fabricada http://migre.me/t0yw



Escrito por Daniela às 14h52
[] [envie esta mensagem] [ ]



#251

Mais gentileza no trânsito e na vida!

 No último fim de semana, passei a maior parte do tempo no carro, dirigindo por longos 924 km e foi impossível não reparar na quantidade de veículos com o adesivo da campanha "Trânsito mais gentil", da Porto Seguro.

 

 Pelo que percebi nenhum dos carros adesivados foi protagonista de desrespeito no trânsito, nem os que estavam enfrentando o mega congestionamento na Marginal Tietê, em pleno sábado de manhã. (Ouvi pelo rádio que as condições de tráfego estavam piores do que durante a semana, que azar!!!)

 Confesso que, apesar da paciência que costumo manter no caótico trânsito de São Paulo, tentando não me irritar, dando espaço para os motoqueiros e para os carros que querem me ultrapassar ou entrar na minha frente, avisando através da seta o que pretendo fazer, mudar de faixa ou fazer uma curva, às vezes pedindo licença e agradecendo sempre a gentileza quando me dão passagem, desta vez a tolerância estava baixa e a irritação tomou conta. Ainda assim, não agredi ninguém e não cometi infrações. Só fiquei mal humorada mesmo, puro desperdício de energia...

 (Talvez porque eu precisasse urgente fazer uma paradinha estratégica no "elas" e com todos aqueles carros quase imóveis na minha frente eu sabia que esse momento demoraria a chegar...)

 Mas, voltando ao assunto, gostei de ver a preocupação dos motoristas em demosntrar que a gentileza tão esquecida está fazendo falta no dia-a-dia de quem passa horas atrás do volante. Colar o adesivo no carro é uma forma de dizer que está na hora de mudar, que a mudança começa naquele que a deseja e de fazer o outro pensar. Ou seja, "colei o adesivo no carro porque sou gentil no trânsito e você, também é?"

 Independente de adesivo e de campanha, ser gentil no trânsito ou em qualquer outra situação é uma questão de civilidade, nem sempre é fácil, nem sempre é possível, porém é importante praticar diariamente a gentileza, porque um dia ela se torna hábito e a vida para quem seguiu esse caminho vai ser muito mais fácil de ser vivida do que para aquele que nem tentou.

 Sejamos gentis no trânsito, no banco, no restaurante, no trabalho, em casa, com quem a gente ama, com quem a gente não conhece... Sejamos sempre gentis e pronto!

   Acesse http://www.transitomaisgentil.com.br/ e conheça o movimento "Trânsito + gentil"

 



Escrito por Daniela às 10h22
[] [envie esta mensagem] [ ]



#250 - Semana Santa em São Luiz do Paraitinga... Vamos?!

 

 Vai ficar de bobeira em casa neste feriado de Páscoa?

 Que tal dar um pulinho em São Luiz do Paraitinga?

 A cidade que sofreu com as enchentes do início do ano já está pronta para receber os turistas e nos convida a participar da programação da Semana Santa que inclui corrida de aventura, orquestra sinfônica, malhação do Judas e muito mais, confira:

SEMANA SANTA: PAIXÃO DE CRISTO

 02/04/2010 - (Sexta Feira Santa)

11h Largada Corrida de Aventura “Haka Expedition”
Local: Praça Dr. Osvaldo Cruz

16h Encenação da Paixão de Cristo
Local: Praça Dr. Osvaldo Cruz

03/04/2010 - (Sábado de Aleluia)

16h Coral da USP
17h Orquestra Sinfônica da USP
22h Malhação do Judas com os Bonecos do “Pé na Cova”
23h Show Musical com a Banda de MPB “ Os Ilhonas”

Fonte: www.saoluizdoparaitinga.sp.gov.br/evento.htm

Ainda não sei qual será o meu destino nessa Páscoa, mas se for possível prestigiarei os eventos na cidade, que AINDA precisa tanto da nossa ajuda...

E hoje recebi da @vanessadantas (Mestre querida!) essa notícia muito interessante que saiu no Estadão:

Cápsula do tempo exibe Paraitinga de 1927

Caixa com documentos e jornais havia sido enterrada na Matriz destruída pelas chuvas

Um cartaz anunciando o bônus da Independência, espécie de loteria de antigamente, com prêmio acumulado em 500 contos de réis a ser sorteado em 1927. Um exemplar do jornal O Luizense, de São Luís do Paraitinga, de 18 de dezembro do mesmo ano, contando a saga de dona Adelaide, que havia se vingado do marido boêmio naquela semana. A programação do Cine Éden Paulista e do Teatro Santinha. O anúncio para a contratação de dez professores com segundo grau para trabalhar na escola rural da cidade.

Embaixo dos 5 mil metros cúbicos de entulhos que restaram da Igreja da Matriz, prédio que desabou no começo do ano durante as enchentes que inundaram São Luís do Paraitinga, dentro de uma caixa de madeira úmida, um conjunto de documentos, jornais e informações sobre o ano de 1927 na cidade levaram alguns habitantes a viajarem no tempo, na manhã de anteontem. (...)

Leia a matéria na íntegra aqui http://migre.me/ssNl

Acesse www.saoluizdoparaitinga.sp.gov.br/ para informações e contatos dos hotéis, pousadas e restaurantes de São Luiz...



Escrito por Daniela às 17h22
[] [envie esta mensagem] [ ]



#249

Ilhabela ganha primeira estrada parque

regulamentada no Estado

(Texto de Fotografia: José Jorge Fotografia: José Jorge Fotografia: José Jorge Fotografia: José JorgeLucas Campagna)

Resolução cria estrada dos Castelhanos que corta o Parque Estadual de Ilhabela e SMA anuncia início do plano de manejo

Melhorar as condições de tráfego e acesso da população, sem deixar que isso destrua a beleza e cause danos aos recursos naturais. Esse é o objetivo da resolução conjunta assinada entre as secretarias estaduais do Meio Ambiente – SMA e dos Transportes que criou a Estrada Parque de Castelhanos, em Ilhabela, no sábado, 27 de março de 2010.

O secretário do meio ambiente, Xico Graziano e o secretário adjunto de Transportes, Silvio Aleixo, assinaram a resolução ao lado do prefeito Antônio Luiz Colucci, que doou ao Estado a área da estrada, que pertencia a Prefeitura por meio de decreto. “Essa é uma luta muito antiga da nossa cidade. O parque além de ser forte no turismo ecológico, também faz parte da vida da população de Ilhabela. Nós estamos muito felizes com essa ação, por todos os ganhos que teremos”, afirmou o prefeito.

Com 22 km, a Estrada de Castelhanos cruza o município de Ilhabela de leste a oeste, sendo a única via de acesso terrestre para a Baía de Castelhanos, e passa pelo interior do Parque Estadual de Ilhabela em aproximadamente 17 km de sua extensão. O trânsito de veículos e pedestres na estrada é constante, nos finais de semana chega-se a 50 veículos simultaneamente em circulação. Na alta temporada o movimento dobra, alcançando mais de 2.500 pessoas por mês. Ela é um dos principais atrativos turísticos da região.

O diretor executivo da Fundação para a Conservação e a Produção Florestal do Estado de São Paulo – FF, José Amaral Wagner Neto, anunciou o inicio da elaboração do plano de manejo do Parque Estadual de Ilhabela. “Vamos monitorar o acesso e cuidar da preservação do local, além de melhorar para o turista que precisa chegar à Baia de Castelhanos. O plano de manejo, que assinamos esta semana, é fundamental para a consolidação do parque”, afirmou.

Aleixo destacou a importância da Estrada para a acessibilidade na ilha. “Essa parceira é muito importante, garante a preservação da natureza e dá condições de trafegabilidade aos moradores e turistas. Nós, da Secretaria dos Transportes, vimos com a criação da estrada parque melhorias no trafego, progresso e qualidade de vida, e fundamentalmente a preservação do meio ambiente”, comentou o secretário adjunto.

O secretário Xico Graziano também destacou os investimentos no ecoturismo. “O passaporte Trilhas de São Paulo é um sucesso. Estamos encontrando uma nova forma de fazer as coisas, ajudando o desenvolvimento sustentável e principalmente protegendo nossos recursos naturais. A resolução e o plano de manejo simbolizam a efetivação da política ambiental do nosso Estado, mais que discutir, fazer”, concluiu.

A resolução

A Resolução é resultado de um trabalho conjunto entre SMA e a Secretaria dos Transportes do Estado. O documento, além de criar a estrada parque, contém dois anexos com as diretrizes de sua implantação e operação. Esses anexos fornecem os parâmetros que devem respeitar a conservação ambiental por estar dentro dos limites de uma Unidade de Conservação.

No Plano de Implantação estão previstos obras de contenção de encostas, de sistema de drenagem, de correção e estabilização do piso trafegável, de implantação de bolsões de estacionamento, manutenção de três pontes existentes, construção de mirantes, portal e posto de fiscalização e uma trilha alternativa para pedestres.

Fonte: Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo

Link:  http://migre.me/seee 



Escrito por Daniela às 16h44
[] [envie esta mensagem] [ ]




[ página principal ] [ ver mensagens anteriores ]